Início
Prémio Nacional de Ambiente - 29 de Julho de 2011 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por cpada   
Quarta, 13 Julho 2011 11:53

Entrega do PRÉMIO NACIONAL DE AMBIENTE Fernando Pereira 2010/2011 e Prémio Carreira*

No âmbito do Dia Nacional da Conservação da Natureza

29 de Julho de 2011 (6ª feira) – 14.30 horas

Mãe D’Água das Amoreiras (na Praça das Amoreiras, Lisboa)

 

A Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente instituiu em 1999 o Prémio Nacional de Ambiente “Fernando Pereira”. Anualmente e desde essa data, a Confederação assegura os prémios entregues aos galardoados e as menções honrosas, bem como a organização do evento, nomeadamente a escolha do local, o processo de nomeação e apuramento dos premiados e a cerimónia de entrega.

O nome escolhido é uma homenagem a um dos mártires da causa ambiental, o fotógrafo português Fernando Pereira, morto a bordo do navio do Greenpeace, Rainbow Warrior, que tentava impedir a realização de testes nucleares franceses no atol de Muroroa, no Pacífico.

O prémio destina-se a galardoar a pessoa, instituição ou empresa que, em cada ano, se distinga na sua acção como “amiga do Ambiente”. Em anos anteriores o prémio foi atribuído à EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, DN – Diário de Notícias, Arq. Ribeiro Teles, SEPNA - Serviço Especial de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR, jornalista Pedro Almeida Vieira, advogado José Sá Fernandes, magistrada/procuradora Helena Cluny, Cine Eco José Maria Saraiva, Sociedade de Advogados Miranda Correia Amendoeira e Associados, João Lourenço da Escola Secundária de Barcelos, e a José Carlos Marques - Editores Sempre em pé e Biosfera – Programa de Televisão.

A entrega da 11ª edição dos prémios e menções honrosas será feita aos galardoados, numa cerimónia pública, no dia 29 de Julho, Dia Nacional da Conservação da Natureza, às 14.30 horas na Mãe D’Água das Amoreiras / Praça das Amoreiras.

 


 

* A Confederação aproveita, e pela 9ª vez consecutiva, o encontro do Prémio Nacional de Ambiente “Fernando Pereira” para fazer um reconhecimento público criando o Prémio Carreira – atribuído em 2003 ao jornalista do DN Humberto Vasconcelos, em 2004 a Eugénio Sequeira, em 2005 a Jorge Paiva, em 2006 a Fernando Catarino, em 2007 a Mário Ruivo, em 2008 a Delgado Domingos, em 2009 a Alfredo Conceição e em 2010 Almeida Fernandes. Este prémio expressa o reconhecimento do movimento ambientalista pelo trabalho em prol do ambiente em 2011 a atribuir a Miguel Ramalho.

 

Anexos:
ArquivoDescriçãoTamanho do arquivo
Fazer download deste arquivo (convitePNA 2011.pdf)Convite 231 Kb
Fazer download deste arquivo (Nova imagem (1).bmp)Programa 782 Kb
Actualizado em Quarta, 13 Julho 2011 14:30