Projeto Europa no Mundo

SESSÃO DEBATE “PORTUGAL E UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”

Coorganizada pelos membros do Fórum da Sociedade Civil para os ODS, a sessão de debate sobre “Portugal E um Desenvolvimento Sustentável” decorreu na tarde de 4 de setembro, e reuniu representantes de 8 dos partidos que se candidatam às eleições legislativas do próximo dia 6 de Outubro: Aliança; Bloco de Esquerda; CDS-Partido Popular; CDU – Coligação Democrática Unitária, PCP-PEV; Livre; PAN – Pessoas, Animais, Natureza; PSD – Partido Social Democrata e PS – Partido Socialista.

“Que visão têm os partidos candidatos às Eleições Legislativas de 6 de outubro sobre um Desenvolvimento Sustentável para Portugal, para a Europa e para o Mundo? De que forma essa visão foi integrada nos programas eleitorais e como pretendem concretizá-la após as eleições?”. Foram estas as duas questões principais abordadas pelos representantes partidários nas suas intervenções, partindo do conceito de Desenvolvimento Sustentável que está na base da Agenda 2030, aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2015, e que permitiram perceber quais as principais prioridades defendidas por cada partido para os próximos 4 anos, alinhando-as com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que constam da Agenda 2030.

Este evento permitiu também apresentar as principais conclusões de uma análise feita aos programas eleitorais dos 8 partidos presentes, que procurou identificar as referências diretas e indiretas aos ODS nesses programas eleitorais, apontando algumas lacunas e /ou incoerências, bem como referências ao papel de Portugal na promoção de um Desenvolvimento Sustentável a nível global, assim como propostas sobre a promoção do diálogo com a Sociedade Civil.

O documento resultante desta análise, disponível aqui  

 

SEMANA EUROPA 

No dia 8 de Maio decorreu na Escola Superior de Comunicação Social, o dia do ambiente “Eu também me preocupo” da #SemanaEUropa, coorganizado no âmbito do Projeto Europa no Mundo, em parceria com a CPADA e a Plataforma Portuguesa das ONGD. Decorreu um workshop de gastronomia sustentável com o Chef Fábio Bernardino, uma competição utilizando a Wasteapp da Quercus com Carmen Lima e Mariana Milagaia e tivemos a honra de poder ouvir as palavras do Capitão Charles Moore, acompanhados de um grande número de jovens estudantes!

#makeeuropesustainableforall

MESA REDONDA: O PAPEL DA UE NA CONCRETIZAÇÃO DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

As organizações que integram o Fórum da Sociedade Civil para os ODS organizam o evento “Mesa Redonda: O Papel da UE na Concretização de um Desenvolvimento Sustentável”, a realizar-se no próximo dia 10 de abril das 14h30 às 16h30, na Fundação Cidade de Lisboa.
A Mesa Redonda contará com intervenções de membros das listas candidatas às eleições europeias de maio de 2019, em representação de diferentes partidos nacionais, e terá um espaço dedicado para perguntas e debate com os participantes.

As eleições europeias de maio de 2019 ocorrem num momento conturbado do velho continente. Ao longo dos últimos anos assistimos a uma ascensão preocupante de extremismos, populismos e intolerância em vários Estados membros da União Europeia. Paralelemente, o espaço da sociedade civil tem sido progressivamente restringido em vários países, um pouco por toda a Europa. A pressão sobre os direitos humanos e as liberdades fundamentais no mundo é notória colocando em causa conquistas que demoraram décadas a ser conseguidas.

O Fórum da Sociedade Civil para os ODS pretende proporcionar este espaço de reflexão e debate porque considera que estas eleições constituem uma oportunidade para contribuirmos em conjunto para o reforço do processo democrático, mobilizando os cidadãos e cidadãs em torno de uma visão partilhada do que pretendem para as suas vidas e para o futuro de Portugal e da Europa.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória através deste link.

Este evento realiza-se no âmbito do projeto Europa no Mundo. – Make Europe Sustainable for All, que conta com o apoio da União Europeia.

Fórum da Sociedade Civil para os ODS é composto por redes e plataformas nacionais que representam OSC nacionais que trabalham em diferentes áreas e que têm nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável uma base comum de trabalho e colaboração. Este Fórum é um espaço de reflexão crítica sobre a Agenda 2030 e um instrumento de divulgação de atividades relacionadas com os ODS, promoção de parcerias e interligação com outras entidades, públicas, privadas, não-governamentais e da Academia.

Atualmente o O Fórum da Sociedade Civil para os ODS é composto pelas seguintes organizações: 
Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local;
Conselho Nacional de Juventude;
Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local;
CPADA – Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente;
Conselho Internacional de Museus;
Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres;  
Plataforma Portuguesa das ONGD.

 

 

RESULTADOS DO MECANISMO DE SUBGRANTING DO PROJETO EUROPA NO MUNDO

Ficámos muito satisfeitos por termos recebido muitas propostas bastante interessantes, tanto para o Lote 1 como Lote 2. A seleção não foi uma tarefa fácil. Gostaríamos de agradecer a todos os candidatos pelas suas contribuições. Desejamos-lhe tudo de melhor nos seus projetos e atividades.

Pode consultar os resultados a partir do link:

https://makeeuropesustainableforall.org/get-a-grant/

 

ABERTURA DAS CANDIDATURAS AO ESQUEMA DE FINANCIAMENTO SUBGRANTING DO PROJETO EUROPA NO MUNDO

O Projeto Europa no Mundo abre mais uma vez a linha de financiamento de subgranting dentro do projeto. Uma das principais componentes do projeto é a concessão de financiamentos (subconcessão) a grupos locais, organizações e outros atores da sociedade civil que trabalhem a nível local, com o objetivo de fortalecer as suas capacidades, partilha de conhecimentos e intercâmbio sobre a implementação, monitorização dos ODS e sensibilização para o papel transformador que os ODS podem ter para todos os cidadãos e cidadãs da UE e o seu papel na promoção da Agenda 2030.

No presente convite à apresentação de candidaturas serão concedidas 3 bolsas de um máximo 2000 euros. Ao mesmo tempo decorre outro processo para apresentação de propostas de candidatos provenientes dos 14 países, que consiste em 6 financiamentos de um máximo de 7500 euros. Para mais detalhes, visite www.makeeuropesustainableforall.org. A candidatura pode ser realizada a ambos os concursos a decorrerem (Lote 1 e Lote 2).

O período de candidaturas é até ao dia 15 de Fevereiro de 2019, pelas 00:00 horas. A implementação das atividades inicia-se desde o dia de assinatura dos contratos e têm de estar concluídas até ao dia 31 de Março de 2020. 

Pode fazer a candidatura através do link https://www.surveymonkey.com/r/796V5FL.

Deve fazer o upload dos documentos em formato pdf com o nome seguindo a seguinte estrutura: Lot 1 [País], [Nome da Organização]. 

Download dos documentos através de:

A EUROPA NO MUNDO

Concretizando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015 e representa um novo compromisso de luta contra a pobreza e promoção de um modelo de desenvolvimento verdadeiramente sustentável e global.

Subscrita pelos 193 países membros da ONU, esta Agenda tem como lema “Transformar o nosso mundo, não deixar ninguém para trás!” e inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 medidas, que devem ser concretizados em todos os países do mundo. Esta Universalidade de objetivos e a sua abrangência temática reflete uma abordagem mais coerente entre as 3 dimensões do Desenvolvimento Sustentável: Ambiental, Social e Económica. Torna também a sua concretização muito mais exigente e complexa, obrigando a uma efetiva união e interligação de vontades, compromissos e ações, que permita transformar o atual paradigma de Desenvolvimento e assegurar a sustentabilidade do nosso Planeta.

 Conscientes do papel central que as Organizações da Sociedade Civil (OSC) tiveram, em todo o mundo, durante o processo de construção e aprovação da Agenda 2030 e assumindo de forma clara as suas responsabilidades para que os ODS sejam efetivamente implementados, um conjunto de 25 OSC de 15 estados membros da União Europeia (UE) construíram o projeto “A Europa no Mundo – Concretizando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Este projeto  tem como parceiros nacionais a Plataforma Portuguesa das ONGD (http://www.plataformaongd.pt/) e a CPADA – Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente, que conta com um orçamento de 124 188,38 euros cofinanciado em 90% pela UE, para 3 anos (Julho 2017 a Junho de 2020).

Até junho de 2020, este projeto permitirá promover uma implementação ambiciosa da Agenda 2030, quer pela UE quer pelos seus Estados membros, atuando junto de diferentes públicos e procurando sensibilizar decisores políticos e todos os cidadãos e todas as cidadãs para a sua responsabilidade individual e coletiva na construção de um futuro verdadeiramente sustentável e que efetivamente “não deixe ninguém para trás”!

Beneficiários / Públicos-alvo:

– Organizações da Sociedade Civil locais, nacionais e europeias

– Decisores políticos nacionais e europeus

– Media, jornalistas e comunicadores

– Cidadãos e cidadãs nacionais e europeus

 Objetivos:

Geral: Promover uma implementação ambiciosa da Agenda 2030 pela e dentro da União Europeia, aumentando substancialmente a sensibilização dos cidadãos e cidadãs da UE, bem como dos seus decisores políticos, relativamente ao papel e responsabilidade individual e coletiva na construção de um futuro sustentável.

Objetivo Específico 1: Criação e Dinamização de uma Europeia da Sociedade Civil que contribua para a implementação dos ODS

Objetivo Específico 2: Criação de redes nacionais da Sociedade Civil que contribuam para a implementação local e global dos ODS

Objetivo específico 3: Promoção de Ações de Sensibilização sobre os ODS e a Agenda 2030, com diferentes tipos de atividades dirigidas a públicos alvo específicos (Decisores políticos, Opinião Publica em Geral, Media e Jornalistas, etc)

Objetivo específico 4: Monitorização da implementação da Agenda 2030, a nível nacional e Europeu

A nível nacional este projeto permite dar continuidade ao trabalho colaborativo sobre os ODS desenvolvido desde 2015 por um conjunto de Redes e Plataformas, que representam diferentes tipos de organizações e sectores da Sociedade Civil Portuguesa e que teve como principais concretizações:

1. Consulta publica sobre a construção da Agenda pós 2015, (Abril a Junho de 2014):  Relatório “The World we Want” disponível em:http://www.instituto-camoes.pt/images/agendaPos2015/Rel_Final_ConsultaPublicaImpl_Local_AgPos-2015_PT.pdf;

2. Consulta Publica Consulta Pública à Sociedade Civil Portuguesa sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Maio de 2016 a Abril de 2017): Relatório do processo de consulta disponível em:http://plataformamulheres.org.pt/recomendacoes-da-sociedade-civil-portuguesa-sobre-a-implementacao-dos-ods/

 Saiba mais em: www.makeeuropesustainableforall.org