Projeto Europa no Mundo

SEMANA EUROPA 

No dia 8 de Maio decorreu na Escola Superior de Comunicação Social, o dia do ambiente “Eu também me preocupo” da #SemanaEUropa, coorganizado no âmbito do Projeto Europa no Mundo, em parceria com a CPADA e a Plataforma Portuguesa das ONGD. Decorreu um workshop de gastronomia sustentável com o Chef Fábio Bernardino, uma competição utilizando a Wasteapp da Quercus com Carmen Lima e Mariana Milagaia e tivemos a honra de poder ouvir as palavras do Capitão Charles Moore, acompanhados de um grande número de jovens estudantes!

#makeeuropesustainableforall

MESA REDONDA: O PAPEL DA UE NA CONCRETIZAÇÃO DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

As organizações que integram o Fórum da Sociedade Civil para os ODS organizam o evento “Mesa Redonda: O Papel da UE na Concretização de um Desenvolvimento Sustentável”, a realizar-se no próximo dia 10 de abril das 14h30 às 16h30, na Fundação Cidade de Lisboa.
A Mesa Redonda contará com intervenções de membros das listas candidatas às eleições europeias de maio de 2019, em representação de diferentes partidos nacionais, e terá um espaço dedicado para perguntas e debate com os participantes.

As eleições europeias de maio de 2019 ocorrem num momento conturbado do velho continente. Ao longo dos últimos anos assistimos a uma ascensão preocupante de extremismos, populismos e intolerância em vários Estados membros da União Europeia. Paralelemente, o espaço da sociedade civil tem sido progressivamente restringido em vários países, um pouco por toda a Europa. A pressão sobre os direitos humanos e as liberdades fundamentais no mundo é notória colocando em causa conquistas que demoraram décadas a ser conseguidas.

O Fórum da Sociedade Civil para os ODS pretende proporcionar este espaço de reflexão e debate porque considera que estas eleições constituem uma oportunidade para contribuirmos em conjunto para o reforço do processo democrático, mobilizando os cidadãos e cidadãs em torno de uma visão partilhada do que pretendem para as suas vidas e para o futuro de Portugal e da Europa.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória através deste link.

Este evento realiza-se no âmbito do projeto Europa no Mundo. – Make Europe Sustainable for All, que conta com o apoio da União Europeia.

Fórum da Sociedade Civil para os ODS é composto por redes e plataformas nacionais que representam OSC nacionais que trabalham em diferentes áreas e que têm nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável uma base comum de trabalho e colaboração. Este Fórum é um espaço de reflexão crítica sobre a Agenda 2030 e um instrumento de divulgação de atividades relacionadas com os ODS, promoção de parcerias e interligação com outras entidades, públicas, privadas, não-governamentais e da Academia.

Atualmente o O Fórum da Sociedade Civil para os ODS é composto pelas seguintes organizações: 
Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local;
Conselho Nacional de Juventude;
Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local;
CPADA – Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente;
Conselho Internacional de Museus;
Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres;  
Plataforma Portuguesa das ONGD.

 

 

RESULTADOS DO MECANISMO DE SUBGRANTING DO PROJETO EUROPA NO MUNDO

Ficámos muito satisfeitos por termos recebido muitas propostas bastante interessantes, tanto para o Lote 1 como Lote 2. A seleção não foi uma tarefa fácil. Gostaríamos de agradecer a todos os candidatos pelas suas contribuições. Desejamos-lhe tudo de melhor nos seus projetos e atividades.

Pode consultar os resultados a partir do link:

https://makeeuropesustainableforall.org/get-a-grant/

 

ABERTURA DAS CANDIDATURAS AO ESQUEMA DE FINANCIAMENTO SUBGRANTING DO PROJETO EUROPA NO MUNDO

O Projeto Europa no Mundo abre mais uma vez a linha de financiamento de subgranting dentro do projeto. Uma das principais componentes do projeto é a concessão de financiamentos (subconcessão) a grupos locais, organizações e outros atores da sociedade civil que trabalhem a nível local, com o objetivo de fortalecer as suas capacidades, partilha de conhecimentos e intercâmbio sobre a implementação, monitorização dos ODS e sensibilização para o papel transformador que os ODS podem ter para todos os cidadãos e cidadãs da UE e o seu papel na promoção da Agenda 2030.

No presente convite à apresentação de candidaturas serão concedidas 3 bolsas de um máximo 2000 euros. Ao mesmo tempo decorre outro processo para apresentação de propostas de candidatos provenientes dos 14 países, que consiste em 6 financiamentos de um máximo de 7500 euros. Para mais detalhes, visite www.makeeuropesustainableforall.org. A candidatura pode ser realizada a ambos os concursos a decorrerem (Lote 1 e Lote 2).

O período de candidaturas é até ao dia 15 de Fevereiro de 2019, pelas 00:00 horas. A implementação das atividades inicia-se desde o dia de assinatura dos contratos e têm de estar concluídas até ao dia 31 de Março de 2020. 

Pode fazer a candidatura através do link https://www.surveymonkey.com/r/796V5FL.

Deve fazer o upload dos documentos em formato pdf com o nome seguindo a seguinte estrutura: Lot 1 [País], [Nome da Organização]. 

Download dos documentos através de:

A EUROPA NO MUNDO

Concretizando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015 e representa um novo compromisso de luta contra a pobreza e promoção de um modelo de desenvolvimento verdadeiramente sustentável e global.

Subscrita pelos 193 países membros da ONU, esta Agenda tem como lema “Transformar o nosso mundo, não deixar ninguém para trás!” e inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 medidas, que devem ser concretizados em todos os países do mundo. Esta Universalidade de objetivos e a sua abrangência temática reflete uma abordagem mais coerente entre as 3 dimensões do Desenvolvimento Sustentável: Ambiental, Social e Económica. Torna também a sua concretização muito mais exigente e complexa, obrigando a uma efetiva união e interligação de vontades, compromissos e ações, que permita transformar o atual paradigma de Desenvolvimento e assegurar a sustentabilidade do nosso Planeta.

 Conscientes do papel central que as Organizações da Sociedade Civil (OSC) tiveram, em todo o mundo, durante o processo de construção e aprovação da Agenda 2030 e assumindo de forma clara as suas responsabilidades para que os ODS sejam efetivamente implementados, um conjunto de 25 OSC de 15 estados membros da União Europeia (UE) construíram o projeto “A Europa no Mundo – Concretizando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Este projeto  tem como parceiros nacionais a Plataforma Portuguesa das ONGD (http://www.plataformaongd.pt/) e a CPADA – Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente, que conta com um orçamento de 124 188,38 euros cofinanciado em 90% pela UE, para 3 anos (Julho 2017 a Junho de 2020).

Até junho de 2020, este projeto permitirá promover uma implementação ambiciosa da Agenda 2030, quer pela UE quer pelos seus Estados membros, atuando junto de diferentes públicos e procurando sensibilizar decisores políticos e todos os cidadãos e todas as cidadãs para a sua responsabilidade individual e coletiva na construção de um futuro verdadeiramente sustentável e que efetivamente “não deixe ninguém para trás”!

Beneficiários / Públicos-alvo:

– Organizações da Sociedade Civil locais, nacionais e europeias

– Decisores políticos nacionais e europeus

– Media, jornalistas e comunicadores

– Cidadãos e cidadãs nacionais e europeus

 Objetivos:

Geral: Promover uma implementação ambiciosa da Agenda 2030 pela e dentro da União Europeia, aumentando substancialmente a sensibilização dos cidadãos e cidadãs da UE, bem como dos seus decisores políticos, relativamente ao papel e responsabilidade individual e coletiva na construção de um futuro sustentável.

Objetivo Específico 1: Criação e Dinamização de uma Europeia da Sociedade Civil que contribua para a implementação dos ODS

Objetivo Específico 2: Criação de redes nacionais da Sociedade Civil que contribuam para a implementação local e global dos ODS

Objetivo específico 3: Promoção de Ações de Sensibilização sobre os ODS e a Agenda 2030, com diferentes tipos de atividades dirigidas a públicos alvo específicos (Decisores políticos, Opinião Publica em Geral, Media e Jornalistas, etc)

Objetivo específico 4: Monitorização da implementação da Agenda 2030, a nível nacional e Europeu

A nível nacional este projeto permite dar continuidade ao trabalho colaborativo sobre os ODS desenvolvido desde 2015 por um conjunto de Redes e Plataformas, que representam diferentes tipos de organizações e sectores da Sociedade Civil Portuguesa e que teve como principais concretizações:

1. Consulta publica sobre a construção da Agenda pós 2015, (Abril a Junho de 2014):  Relatório “The World we Want” disponível em:http://www.instituto-camoes.pt/images/agendaPos2015/Rel_Final_ConsultaPublicaImpl_Local_AgPos-2015_PT.pdf;

2. Consulta Publica Consulta Pública à Sociedade Civil Portuguesa sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Maio de 2016 a Abril de 2017): Relatório do processo de consulta disponível em:http://plataformamulheres.org.pt/recomendacoes-da-sociedade-civil-portuguesa-sobre-a-implementacao-dos-ods/

 Saiba mais em: www.makeeuropesustainableforall.org