Eventos

A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (ONGA) está a convidar V.Exa. para o 2º Conselho Geral de ONGA para o dia 20 de Dezembro, na sede da Associação de Pupilos do Exercito (Rua Major Neutel de Abreu 20 S/L Esq, – Metro Alto dos Moinhos, Linha Azul) a partir das 14h30. Todas as associações e pessoas interessadas estão convidadas para esta reunião de trabalho.

 

A participação nesta reunião é gratuita mas sujeita a inscrição (https://forms.gle/F7B8UWWeccce9jez7) Se já se inscreveu para a primeira sessão no passado dia 12 dezembro e pretende participar na 2ª sessão não precisa de voltar a inscrever-se.

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) tem como objetivo ser o instrumento de planeamento do próximo ciclo de investimentos estratégicos e estruturantes de âmbito nacional, para fazer face às necessidades e desafios da próxima década e décadas vindouras. Como tal, é um documento de fundo e com grande alcance, na transformação irreversível de muitos aspetos da economia nacional, do território e do ambiente.

Nesse sentido, as organizações da sociedade civil têm a responsabilidade de dar o seu contributo e transmitir as suas preocupações, quer de uma forma organizada, pelas organizações de cúpula como a CPADA, quer como estruturas individuais. Esta reunião é uma oportunidade para responder a esse desafio da forma mais eficaz e eficiente.

 
Esse contributo é urgente, para além de importante, pois os prazos de apresentação do PNI 2030 à Comissão Europeia aproximam-se velozmente.


Os destinatários desta reunião são: Dirigentes de ONG de Ambiente, de Cidadania e outras áreas; técnicos dessas organizações, representantes das ONGA em organismos nacionais, regionais e setoriais relacionados com as temáticas

Informação sobre o PNI 2030 em https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/documento?i=programa-nacional-de-investimentos-2030 (ficheiros para descarregar)

A agenda da reunião de trabalho é a seguinte:

14h30 – Recepção
14h35 – Conclusões da primeira reunião – Carlos Gaivoto, representante das ONGA no Conselho Superior de Obras Públicas
14h45 – Painéis temáticos e simultâneos de debate: Ambiente-Regadio; Transportes-Energia-Infraestruturas (1)
17h00 – Apresentação e discussão de conclusões dos painéis temáticos (2)
18h00 – Encerramentos dos trabalhos

Observações:
(1) – os participantes serão distribuídos de forma equilibrada pelos painéis de debate. Cada painel de debate nomeará um relator que terá a incumbência de apresentar as conclusões na sessão geral.
A leitura atenta dos documentos em análise é fundamental para os bons resultados da reunião.
(2) – o Conselho Executivo da CPADA espera que este trabalho de todos possa contribuir para uma posição da CPADA sobre o PNI2030

A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (ONGA) está a organizar o Conselho Geral de ONGA para o dia 12 de Dezembro, na sede do Corpo Nacional de Escutas (Rua Dom Luís I, 34, Lisboa) a partir das 14h30.
 
O Conselho Geral é um órgão consultivo da CPADA com muita importância, pois é o fórum adequado para o debate de ideias e a produção de opinião da CPADA.
 
A participação nesta reunião é gratuita mas sujeita a inscrição (https://forms.gle/F7B8UWWeccce9jez7)
O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) tem como objetivo ser o instrumento de planeamento do próximo ciclo de investimentos estratégicos e estruturantes de âmbito nacional, para fazer face às necessidades e desafios da próxima década e décadas vindouras. Como tal, é um documento de fundo e com grande alcance, na transformação irreversível de muitos aspetos da economia nacional, do território e do ambiente.
 
Nesse sentido, as organizações da sociedade civil têm a responsabilidade de dar o seu contributo e transmitir as suas preocupações, quer de uma forma organizada, pelas organizações de cúpula como a CPADA, quer como estruturas individuais. Esta reunião é uma oportunidade para responder a esse desafio da forma mais eficaz e eficiente.
 
Os destinatários desta reunião são: Dirigentes de ONG de Ambiente, de cidadania e outras; técnicos dessas organizações, representantes das ONGA em organismos nacionais, regionais e setoriais relacionados com as temáticas
 
A agenda da reunião é a seguinte:
14h30 – Recepção
14h35 – Introdução ao tema – Carlos Gaivoto, representante das ONGA no Conselho Superior de Obras Públicas
14h45 – Painéis temáticos de debate: Ambiente; Ordenamento do Território; Infraestruturas (1)
18h00 – Apresentação e discussão de conclusões dos painéis temáticos (2)
19h00 – Encerramentos dos trabalhos
Observações:
(1) – os participantes serão distribuídos de forma equilibrada pelos painéis de debate. Cada painel de debate nomeará um relator que terá a incumbência de apresentar as conclusões na sessão geral.
A leitura atenta dos documentos em análise é fundamental para os bons resultados da reunião.
(2)  – o Conselho Executivo da CPADA espera que este trabalho possa contribuir para uma posição da CPADA sobre o PNI2030

 

ENCONTRO NACIONAL DE ONGAs/ASSOCIAÇÕES DE DEFESA DO AMBIENTE E ENTREGA DOS PRÉMIOS NACIONAL DE AMBIENTE E CARREIRA 

A Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente, CPADA, realizou  no dia 29 de Novembro o 29º Encontro Nacional de Associações de Defesa do Ambiente – ONGAs (ENADA) e a entrega dos Prémios Nacionais de Ambiente e Carreira, na Sede Nacional do Corpo Nacional de Escutas,  Rua Dom Luís I 34, 1200-082 Lisboa.

 

O tema deste ano incidiu sobre Economia Circular,  tendo sido composto por 3 painéis com vários oradores, abordando-se temas como o Decrescimento Sustentável, Economia Circular e Ecologia no Ensino, terminando com uma apresentação do Dr. Miguel Bastos Araújo – Prémio Pessoa 2018. A seguir ao ENADA, deu-se lugar à entrega dos Prémios Nacionais de Carreira e de Ambiente, assim como as menções honrosas.

 

Este ano a CPADA atribuiu o Prémio Nacional de Ambiente ao Professor e Investigador Dr. Miguel Bastos Araújo, co-fundador da CPADA, biogeógrafo, investigador e professor universitário, especialista no estudo dos efeitos das alterações climáticas na biodiversidade. Foi galardoado com vários prémios internacionais e em Portugal, o Prémio Pessoa de 2018, tornando-se o primeiro cientista ambiental a ser premiado. Foram ainda entregues Menções Honrosas à Associação de Defesa do Ambiente Campo Aberto, ao Rias -Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens Ria Formosa, à Fundação Serralves, à Associação Portuguesa do Lixo Marinho e ao Agrupamento Escutismo 306 – Santa Comba Dão. 

 

O Prémio Carreira foi atribuído à Dra. Fátima Matos Almeida co-fundadora da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, em 1990, tendo sido presidente durante mais de 20 anos. Desde 2000 Fátima Matos de Almeida é vice-presidente da Fundação CEI em Espanha uma rede de alunos e professores activos na educação ambiental. Coordena desde 1993 as Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental e as Jornadas de Art’Ambiente da ASPEA. Desde 1996, é formadora creditada em diversos cursos nacionais e internacionais em Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Foi com enorme satisfação que a CPADA atribui o Prémio Carreira à Dra. Fátima Matos de Almeida que teve um papel muito importante na construção e elaboração da Estratégia Nacional de Educação Ambiental e tem dedicado a sua vida às causas ambientais

 

ENCONTRO NACIONAL DE ONGAs/ASSOCIAÇÕES DE DEFESA DO AMBIENTE

A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, CPADA, irá realizar no próximo dia 29 de Novembro de 2019 o Encontro Nacional de Associações/ONGAs de Defesa do Ambiente – ENADA 2019, na Sede do Corpo Nacional de Escutas situada na Rua Dom Luís I 34 em Lisboa, com o tema de “Economia Circular”. 

No mesmo dia decorrerá também a entrega do Prémio Nacional de Ambiente e do Prémio Carreira.

Inscrições gratuitas mas obrigatórias através do link https://forms.gle/2e9XQaQUSbb8VUPo9

PROGRAMA 

 

EUROPEIAS 2019: CIDADANIA EUROPEIA – FICÇÃO OU REALIDADE?

PASC CPADA Europeias 2019 - Cidadania Europeia Ficção ou Realidade Logo cidadania

PASC-CC – Plataforma de Associações da Sociedade Civil-Casa da Cidadania e a CPADA – Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambienteencontram-se a promover um debate, alargado a todos os partidos e coligações que oportunamente se apresentem formalmente ao ato eleitoral (i.e.: que tenham formalizado a candidatura junto do Tribunal Constitucional), para o dia 29 de abril, segunda-feira, no Auditório Prof. José Araújo, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, das 17h30 às 19h30.

Esta iniciativa, com o título “Eleições Europeias 2019 – Cidadania Europeia, ficção ou realidade?”, foi conceptualizada na forma de debate por ronda a todos os presentes representantes das listas concorrentes que terão um máximo de 3 minutos para responder a cada questão. Este é o tempo que os eurodeputados têm para discursar no Plenário do Parlamento Europeu ao qual se candidatam.

Haverá 3 perguntas sobre cada um dos temas, Ambiente, Cidadania e Desenvolvimento,

Este evento tem vários objetivos:

1 – contribuir para esclarecer o público sobre o posicionamento dos candidatos e dos partidos relativamente ao que consideram que devem ser as prioridades das políticas europeias em matéria de ambiente, de cidadania e de desenvolvimento;

2 – promover o debate público e elevar os temas do ambiente, da cidadania e do desenvolvimento nas políticas públicas de facto e não apenas de jure.Estamos a convidar para moderar este debate representantes de órgãos de comunicação social por tipo: escrita, falada e imagem.

INSCRIÇÕES ATRAVÉS DO LINK: https://forms.gle/e4fpVHJfpHJXtBfC8

21 Novembro 2018

Programa ENADA 2018 e Entrega dos Prémios Nacionais de Ambiente e Carreira

14 Novembro 2017

Programa ENADA 2017 e Entrega dos Prémios Nacionais de Ambiente e Carreira

9 Novembro 2017

Convocatória Assembleia Geral Ordinária 2017

2 Abril 2014

Prémio Nacional de Ambiente 2014

A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente tem a honra de convidar V. Exa. a estar presente na cerimónia de entrega do “Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira”, no âmbito do Dia Mundial da Terra, 22 de Abril de 2014 (terça-feira) pelas 14:30 horas, na Mãe D’Água das Amoreiras (Praça das Amoreiras, Lisboa) Pela 11ª vez será também atribuído o Prémio Carreira (reconhecimento do movimento ambientalista pelo trabalho em prol do ambiente)

 P.F. Confirmar presença para: fpcub@fpcub.pt / 210991202